terça-feira, 30 de setembro de 2008

Estrada do Engordador - Fazenda Santa Maria - IV

Fotógrafo: Averaldo Nunes Cordeiro - 2005. Estrada do Engordador, popularmente conhecida como Estrada da Bomba, nome este devido levar à Primeira Companhia de Águas de São Paulo. Fazia este percurso a pé com minha mãe da a partir da Rua Vieira de Melo, quando eu era menino, ela ia vender seus produtos, e comprar ovos frescos, na casa do Sr. Felipe; Guarda Florestal, na volta, passagem obrigatória na Chácara Frade, para comprar verduras e legumes, e ver a Dona Maria Cabral Frade, de quem se tornou amiga.
Eu morria de medo que uma onça, ou cobra me pegasse, pois naquela época, o mato era mais denso.
Avista-se o lago, conhecido como Kassununga, fazia parte do complexo de captação de água, para o Reservatório da Consolação, Cidade de São Paulo.
Os moradores do bairro do Tremembé, e os do trajeto por onde passava a tubulação, não usufruíam da água, pois caso contrário, tiraria a pressão e não chegaria ao seu destino, pois era pelo processo de gravidade.

5 comentários:

Adrianna disse...

Sou filha do Jose Gomes, mais conhecido como formigueiro. Tenho várias fotos do pai, do vovô e queria enviar pra serem colocadas aqui. Como faço

Anônimo disse...

primeiramente parabens pelo blog, segundo, creio que você não deveria abandonar...
é um ótimo bairro, tem mtas coisas pra contar, sabe... mtas pessoas viveram anos na vila, acho que deveria dar continuidade... é sempre bom ver fotografias e saber um pouco mais, sobre o q fez ou faz parte da nossa vida.

trijillio - on . life disse...

OLÁ AMIGO, SOU O TRIJILLIO , MENSIONADO NA FOTO DAS ESCOLAS REUNIDAS SABESP ,QUE ERA DENTRO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO ,DA SABESP , OK . FIQUEI MUITO FELIZ DE VER ESTAS FOTOS E ATÉ VEIO AS LAGRIMAS DE EMOÇÃO , OK E ESTOU TE PARABENISANDO PELO BLOG OK . EU ESTOU MORANDO EM ILHA -SOLTEIRA A 670KMTS DA CAPITAL PROXIMO DA DIVISA COM O ESTADO DE MATO -GROSSO DO SUL , OK . VIVI POR AI ATÉ 1991 NA VILA ALBERTINA OK .
NÃO TENHO PALAVRAS PRA DISER O QUANTO FIQUEI FELIZ OK
ATE BREVE , JOSE TRIJILLIO.

trijillio - on . life disse...

Ok Ainda tenho muitos familhiares , morando ai na vila Albertina , primos tias e muita gente conhecidas , ao qual tenho uma grande saudades e um laço muito forte de amisades ok .estou participando do teu blog ok . parabens pelo exellente trabalho .
JOSE - TRIJILLIO , ILHA -SOLTEIRA , SÃO -PAULO.

Nunes Cordeiro disse...

Olá Trijllio, que bom que acessou.
Conheço seus familiares dos quais sou amigo, inclusive tinha amizade com o Dudu, em saudosa memória.
Creio que lembras de mim, não? pois somos antigos no bairro.
Abs.
nunes_cordeiro@hotmail.com