sábado, 13 de setembro de 2008

Casarão dos Loiaconi

Fotógrafo: João Nunes Cordeiro - inverno, junho de 1982. Estava descendo a Vieira de Melo, quando ví que o casarão dos Loiaconi iria ser demolido, voltei até minha casa e pedí ao meu pai, que fosse até lá e fotografasse, para que eu tivesse a lembrança da casa que frequentei, e jogava figurinha no degrau que você pode ver, jogava peão, e bolinha de gude, no sólo que está a vista, junto com os amigos da época. Foi construida por Antônio Loiaconi, [nome de rua que começa nesta casa, e termina no Córrego Esmaga Sapo]. Foi inaugurada em 1914. Esta foto estava reservada só para publicar em meu livro, mas um bisneto de Antônio Loiaconi, o Toninho, me solicitou que postasse no blog, esta e outras, pois nem mesmo a família tem uma foto como esta. Ao lado deste, havia outra, e enfrente uma vilinha, conhecida por Vilinha do Mamede. Havia outra Vilinha do Mamede, no pé do Campo do Guva.

15 comentários:

SANDRA disse...

Nunes, simplesmente M A R A V I L H O S A esta foto!
Parabéns pelo seu riquissimo acervo!

Anônimo disse...

"INCRÍVEL SABER DA HISTÓRIA DOS LOIACONI,POIS,CONHECI BEM A FAMÍLIA."

Unknown disse...

sladomorei no casarrao dos loiaconi ao lado deste de 1958 a1977 meu pai jose freire o cnhecido por jose da VIAÇAO COMETA .minha maedona maria meus irmaos jose,sebastiao maquininha minhas irmas qiomar,josefina, aparecida eminha prima NENA filha de jose cordeiro no casarao do lado da vieira de melo morava seu pedro edona catarina eseu filhos joseluis,mauro cida eneuza

Unknown disse...

lado contrario do casarao morava seu oscar edona jeni pais do enio ,eleni ,cida e vera do outro lado da vieira morava dona ilda mae do valdir da lanchobete Gamadinhos.saudades do campo do GUVA da pedrteira.da bica de agua de tia neuza e tio espedito da escolinha de madeirae das brucadeiras muito gbrigado por esta lembranças EVERALDO

Unknown disse...

Nossa q legal essa foto, era a casa do meu bisavô!

Anônimo disse...

Oi sou Dario Gonzaga Chabes sou neto de Angelina Loiacone morei nesta casa 6 anos dos 12 anos a 18 anos estou morando em itanhaem litoral sul de SP Grato pela lembrança.

Waltinho disse...

Waltinho . . .Eu também morei neste casarão, e meu vizinho era o Eugênio(Paraná),Euripedes, Luiza, a Gorda enfim. Morei também na casa antiga do lado de 1937,! Parabéns ,bacana !!!! abs!!

Waltinho disse...

Waltinho . . .Eu também morei neste casarão, e meu vizinho era o Eugênio(Paraná),Euripedes, Luiza, a Gorda enfim. Morei também na casa antiga do lado de 1937,! Parabéns ,bacana !!!! abs!!

Unknown disse...

Morei na Vieira de Melo na década de 50,lembro que atravessava uma pontinha para ir à escola de madeira nosso uniforme era blusa branca e saia marrom,gente não consigo lembrar nome de nenhuma professora ...mas lembro bem quando recebíamos a visita da inspetora ,quanto respeito tínhamos pela inspetora!

Unknown disse...

Oi sou Silvana loiaconi neta de Antônio loiacone belo casarão.

Unknown disse...

Em que cidade ele era?

Anônimo disse...

Uauuuuuu sou Michelle Loiaconi

Anônimo disse...

Ele era meu Bisavô

Anônimo disse...

Sou Luzia Helena Pedroni, hoje estou com 78 anos acho que fui uma das primeiras a morar nessa casa, morei aí a partir dos 4 anos, conheci a vilinha dos Mamedes brincava na Olaria as vizinhas eram D. Jeni D . Maria e Esterlina , tenho muitas recordações.

Anônimo disse...

Minha mãe, minhas tias meus avós foram os primeiros a morar nessa casa...Antonio Loiacone irmão da minha vó Rosinha... quanta lembrança...