terça-feira, 26 de agosto de 2008

O Meio Ambiente,...

...Tem sofrido os efeitos da mão do Homem, desde a queda da Adam; portanto, são as conseqüências de seu ato de desobediência.
Diz na Bíblia Sagrada o seguinte: “E viu D_us tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom;...” [Bereshit/Gênesis 1.31]
O texto Sagrado mencionado, afirma sem sombra de dúvida que o Eterno fez a criação do universo com muita perfeição, sintonia e equilíbrio – uma obra de arte impar.
Mas, logo vem Adam, e desobedecendo as Suas ordens, que consistia em não tocar em duas árvores daquele jardim, nas demais tinha liberdade de ação. O homem teve limites colocados, e ainda é assim, precisamos de regras, e quando são quebradas, sofremos, pois colhemos o fruto do que plantamos. Dessa forma aconteceu com Adam, e o mesmo é expulso, juntamente com Chava/Eva, do Gneden/Éden.
O Eterno diz a ele após o fatídico acontecimento, e que afetou toda a humanidade, o seguinte: “...Maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também te produzirá; e comerás erva do campo. [Bereshit/Gênesis 3. 17,18].
Dessa forma, o pecado entrou no mundo, e toda a natureza foi afetada, inclusive o Meio Ambiente, e o ser humano começa a sofrer as conseqüências dos seus atos, por errar o alvo estabelecido pelo Senhor.
O Eterno poderia ter feito o homem programado para não errar, mas o fez dotado do livre-arbítrio, isto é, com liberdade de escolha.
Muitas pessoas quando inquiridas sobre seus atos, diz: “O problema é meu, sou dono do meu nariz, eu assumo as conseqüências, e completam, não sou criança”.
Mal sabe essa pessoa, que os atos irresponsáveis do ser humano, atinge não só a ela, mas também inocentes, aqueles que não tinham nada a ver com o caso, e acabam pagando um preço, e até maior do que o infrator.
Outro caso de prejuízo ao meio Ambiente, está narrado também na Bíblia, no Livro de II Reis 3.25 que diz: “E arrasaram as cidades, e cada um lançou a sua pedra em todos os bons campos, e os entulharam, e entupiram todas as fontes de água, e cortaram todas as boas árvores,...”este texto relata detalhes de uma guerra entre dois povos em guerra. O resultado de toda a guerra e peleja, é só destruição e um saldo danoso a todos, com prejuízo para todos os lados.
No texto citado, natureza, mais uma vez, paga muito caro, pela fúria, ganância, e loucura do homem.
Cresci juntamente com o lugar onde resido, conhecido por Vila Albertina – Bairro do Tremembé.
Testemunhei, toda a agressão cometida ao Meio Ambiente, quando aquela bela paisagem, repleta de árvores, animais, e inúmeras nascentes, foram destruídos para dar lugar a loteamentos – ao progresso.
Era uma riqueza, a quantidade de nascentes existentes, pois em todo o pé de morro, jorrava água, que corriam para o fundo de vale, através de riachos, formando pequenos lagos, ou desembocavam no Córrego Esmaga Sapo.
A ganância dos loteadores, não deram nenhuma chance àquela riqueza; pois com as laminas das máquinas moto-niveladoras, taparam todas as nascentes, e algumas muito fortes tentam brotar água a todo custo, com se pode notar em alguns locais, como por exemplo, na Rua Estevan Shopinsk, e Antônio Joaquim de Oliveira, lado impar.
Pergunto: “Será que é impossível, se fazer um loteamento, preservando áreas importantes?”.
É com esses e outros atos, que estamos sentindo o planeta sofrendo os efeitos da mão do homem. Cito a Bíblia mais uma vez. “Porque sabemos que toda a natureza geme e está juntamente com dores de parto até agora” [Rm. 8.22]
O tão propalado Aquecimento Global está aí, e as geleiras estão se derretendo, como no na Groelândia, por exemplo, e o nível dos oceanos, vai subir assustadoramente, invadindo outros limites.
As fontes de água, num passado muito remoto, eram e continuam sendo, motivo de disputas e pelejas ferozes, e até mesmo de conflitos graves.
Segundo estimativas, [e o percentual é elevado], vai faltar água no planeta, e daqui há 25 anos, se não houver uma maior conscientização, em 40% do mesmo, não haverá o precioso liquido.
Em se confirmando isso, com certeza, como houve no passado, também poderá ser testemunhado que novamente acontecerá guerras ferozes, por causa da água.
Voltando a Adam, dizemos que ele foi colocado no Paraíso para administrá-lo, inclusive dar nomes aos animais; Há de se ter em mente que todo o privilégio e liberdade, vem acompanhado de responsabilidade.
Várias entidades tem surgido nos últimos tempos, voltadas para a defesa do Meio Ambiente, virou moda; ainda bem, pois há muitíssimo o que se fazer. O ano de 2008, foi eleito O ano Internacional do Planeta Terra – conscientize-se e faça sua parte, o tempo urge. ANC

Nenhum comentário: