quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Grande Lago e Rochedo - Pedreiras Cantareira

Fotógrafo: João Nunes Cordeiro. Início dos anos 70, a Pedreira é desativada, e a Prefeitura começa, através de bombas esgotar o lago que alí existia, com uma profundidade de 80 metros. Foram depositatos lixo desde o fundo do mesmo até encobrir todo este paredão de rocha. Um total de 170 metros de profundidade, de lixo alí colocado, durante muitos anos, e debaixo de muita pressão de população, políticos, e ambientalistas, com muita timidez.

Um comentário:

HRVASTKI disse...

Boa Tarde, meu nome é Fábio sou neto de João Baptista que morava na pedreira já desativada, esta foto do lago eramos pequenos e proibidos de ir pois nele havia jacaré (boato) e até morreu pessoas nele me recordo quando eu e meus irmãos e primos íamos visitar o meu avó que morava só, no terreno ele chegou a trabalhar na pedreira como colocador de dinamite na parede de rocha, minha mãe que conta, subia o rochedo fazia o buraco colocava a dinamite com o pavio e contava a tempo de descer e se proteger do que descia da parede e o meu bisavô também trabalhou a função era de quebrar as rochas que caiam da esteira no decorrer dos anos ele ficou envergado por conta disso, um abraço ao senhor pelo resgate desta região, abraço