sábado, 30 de agosto de 2008

Fotografia

"Para mim, a fotografia é o simultâneo reconhecimento, numa fração de segundos, do significado da cena, assim como da organização imediata da forma que dá ao evento sua própria expressão" Henri Cartier Bresson. Nascido em 1908 na Aldeia de Chanteloup - França.

Séde do Vila Albertina Futebol Clube

Era na Av. Sen. José Ermírio de Moraes, 812.

Grupo da Amigos II


Grupo de Amigos I

Este local era a séde da Sociedade Amigos do Tremembé e Zona da Cantareira. Era na Av. Nova Cantareira, esquina com Rua Maria Amália Lopes Azevedo, Vila Albertina.

Futebol


Juvenil São Paulo Vila Albertina

Campo da Sivicultura. Foto de 1958.

Zinhão

Campo do Sivicultura.

Diamond - Pedreiras Cantareira

No chão, da esquerda para a direita, o segundo é o saudoso Benedito, conhecido por Dito Patrulha. Esta máquina pesada, não tinha volante, era operada com "dois controles"

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Volvo. Coisa Linda!!!

Pedreiras Cantareiras S/A. Na foto, o Sr. Jorge.

Tanapú III

O da frente, é o Jorge, pessoa amável, e muito conhecida na Vila.

Tanapú

Os Tanapú, este era o TR2. Eram carinhosamente conhecidos por Tá na rocha, ou Tá na rock = rocha, em inglês. Na foto, está o Jorge.

Parte da Frota de Tournapull - "Tanapú"

Eram veículos super-pesados, e fora de estrada. Só saiam do perímetro da Pedreiras Cantareira, juntamente com os Diamond, quando começou-se a aterrar os brejos da Vila, para lotear as referidas áreas.
Ambos eram importados, e eram usados em pedreiras, companhias siderúrgicas,...Ví um desses perto da Mannesmann, em Belo Horizonte há pouco tempo, e me deu muita saudade desses gigantes de aço.

Frota de Alfa Romeo

Nesta foto não estão todos os Alfa Romeo da frota.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Campo do Sivicultura - Horto


Trio: Gastão Tica Zinho

Campo da Wilson. Fundo, parte do Jardim Dayse.

Campo da Wilson


Campo da Wilson Marcondes

Neste local, funcionou a chácara de um portugues, conhecido por "Fusso", era um personagem diferente na Vila, devido seus trejeitos. Me parece que teve outro dono, o Sr. Sabino. O local ficou abandonado pelos proprietários por muitos anos, se tornado num brejo, e posteriormente vendido ao Dr. Wilson, o qual foi aterrado pela Pedreira, e se tornou o Campo da Wilson, até que vieram as obras de construção do novo predio da empresa, onde esta hoje a FILSAN.

José Gomes

"Zé da Pinga" na pedra que existia na Av. Nova Cantareira, esquina com Rua Aimotong.
Ao fundo a Rua H, atual Sino Contrameão.
Conhece o tradicional Bar do Zé da Pinga?
Fica na Rua Frederico Esteban Júnior, esquina com Av. Senador José Ermírio de Moraes, no Jardim Dayse/Tremembé.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Antiga Casa da Família Gouveia

Rua 10, Atual Elias de Souza Pinto. A casa seguinte, era da Família Ferreira.

Antiga Rua 10 - Elias de Souza Pinto

Que bela vista!!!. 
Armazém Califórnia. Note que não havia ainda o prédio da Padaria Nova Moravia [atual Lar do Parque Petrópolis], que foi inaugurada só em 1961.
A senhora da foto, uma típica viúva portuguesa, é a Dona Carolina Ferreira Ramos, que foi produtora rural, cuja chácara ficava na Rua Comendador Armando Pereira. A mesma foi avó da Cidinha Gouveia.
Este Armazém de Secos e Molhados, como se dizia, teve como donos: Família Pessoa, composta dos irmãos Edmundo, Eduardo, Paulo,... depois veio a Família Pisaneschi, Pires, ... e hoje no local está uma farmácia.
A Família Pessoa começou seu armazém na Av. Sen. José Ermírio de Moraes, esquina com Dom Teodósio, onde hoje há uma fábrica de bolos; Tiveram também um bom armazém na Av. Nova Cantareira, esquina com Rua Maria Amália Lopes Azevedo.

O Meio Ambiente,...

...Tem sofrido os efeitos da mão do Homem, desde a queda da Adam; portanto, são as conseqüências de seu ato de desobediência.
Diz na Bíblia Sagrada o seguinte: “E viu D_us tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom;...” [Bereshit/Gênesis 1.31]
O texto Sagrado mencionado, afirma sem sombra de dúvida que o Eterno fez a criação do universo com muita perfeição, sintonia e equilíbrio – uma obra de arte impar.
Mas, logo vem Adam, e desobedecendo as Suas ordens, que consistia em não tocar em duas árvores daquele jardim, nas demais tinha liberdade de ação. O homem teve limites colocados, e ainda é assim, precisamos de regras, e quando são quebradas, sofremos, pois colhemos o fruto do que plantamos. Dessa forma aconteceu com Adam, e o mesmo é expulso, juntamente com Chava/Eva, do Gneden/Éden.
O Eterno diz a ele após o fatídico acontecimento, e que afetou toda a humanidade, o seguinte: “...Maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também te produzirá; e comerás erva do campo. [Bereshit/Gênesis 3. 17,18].
Dessa forma, o pecado entrou no mundo, e toda a natureza foi afetada, inclusive o Meio Ambiente, e o ser humano começa a sofrer as conseqüências dos seus atos, por errar o alvo estabelecido pelo Senhor.
O Eterno poderia ter feito o homem programado para não errar, mas o fez dotado do livre-arbítrio, isto é, com liberdade de escolha.
Muitas pessoas quando inquiridas sobre seus atos, diz: “O problema é meu, sou dono do meu nariz, eu assumo as conseqüências, e completam, não sou criança”.
Mal sabe essa pessoa, que os atos irresponsáveis do ser humano, atinge não só a ela, mas também inocentes, aqueles que não tinham nada a ver com o caso, e acabam pagando um preço, e até maior do que o infrator.
Outro caso de prejuízo ao meio Ambiente, está narrado também na Bíblia, no Livro de II Reis 3.25 que diz: “E arrasaram as cidades, e cada um lançou a sua pedra em todos os bons campos, e os entulharam, e entupiram todas as fontes de água, e cortaram todas as boas árvores,...”este texto relata detalhes de uma guerra entre dois povos em guerra. O resultado de toda a guerra e peleja, é só destruição e um saldo danoso a todos, com prejuízo para todos os lados.
No texto citado, natureza, mais uma vez, paga muito caro, pela fúria, ganância, e loucura do homem.
Cresci juntamente com o lugar onde resido, conhecido por Vila Albertina – Bairro do Tremembé.
Testemunhei, toda a agressão cometida ao Meio Ambiente, quando aquela bela paisagem, repleta de árvores, animais, e inúmeras nascentes, foram destruídos para dar lugar a loteamentos – ao progresso.
Era uma riqueza, a quantidade de nascentes existentes, pois em todo o pé de morro, jorrava água, que corriam para o fundo de vale, através de riachos, formando pequenos lagos, ou desembocavam no Córrego Esmaga Sapo.
A ganância dos loteadores, não deram nenhuma chance àquela riqueza; pois com as laminas das máquinas moto-niveladoras, taparam todas as nascentes, e algumas muito fortes tentam brotar água a todo custo, com se pode notar em alguns locais, como por exemplo, na Rua Estevan Shopinsk, e Antônio Joaquim de Oliveira, lado impar.
Pergunto: “Será que é impossível, se fazer um loteamento, preservando áreas importantes?”.
É com esses e outros atos, que estamos sentindo o planeta sofrendo os efeitos da mão do homem. Cito a Bíblia mais uma vez. “Porque sabemos que toda a natureza geme e está juntamente com dores de parto até agora” [Rm. 8.22]
O tão propalado Aquecimento Global está aí, e as geleiras estão se derretendo, como no na Groelândia, por exemplo, e o nível dos oceanos, vai subir assustadoramente, invadindo outros limites.
As fontes de água, num passado muito remoto, eram e continuam sendo, motivo de disputas e pelejas ferozes, e até mesmo de conflitos graves.
Segundo estimativas, [e o percentual é elevado], vai faltar água no planeta, e daqui há 25 anos, se não houver uma maior conscientização, em 40% do mesmo, não haverá o precioso liquido.
Em se confirmando isso, com certeza, como houve no passado, também poderá ser testemunhado que novamente acontecerá guerras ferozes, por causa da água.
Voltando a Adam, dizemos que ele foi colocado no Paraíso para administrá-lo, inclusive dar nomes aos animais; Há de se ter em mente que todo o privilégio e liberdade, vem acompanhado de responsabilidade.
Várias entidades tem surgido nos últimos tempos, voltadas para a defesa do Meio Ambiente, virou moda; ainda bem, pois há muitíssimo o que se fazer. O ano de 2008, foi eleito O ano Internacional do Planeta Terra – conscientize-se e faça sua parte, o tempo urge. ANC

Pedreiras Cantareira - Vista Aérea


Almoço - Funcionários da Pedreira Cantareira


Dentre esses, Agostinho, Jorge,...

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Os Folegatte

Luíz Follegatte, e os filhos Cícero e Lairton. Havia uma frota de Alfa Romeo na Pedreiras Cantareira, todos numerados. Não sei porque, ninguém queria o caminhão número 24, e o assunto era motivo de piadas e brincadeiras.

Pedreiras Cantareira


Esavadeiras da Pedreira Cantareira


Um Velho Diamond. "Diamante"


Cláudio Baldesserotte

Na chácara da família, na Rua Dom Teodósio.

Samba entre Amigos

Nelson, Fernando,______, César.

Fernando - Marinho - César


César


Bar e Restaurante da Família Teixeira

Este bar e restaurante, marcou época, ficava na esquina da Av. Sen. José Ermírio de Moraes, com Rua Elias de Souza Pinto. O grupo, esta comemorando a vitória do Brasil, na Copa do Mundo de 1974. O letrista que escreveu os textos da parede, era outra figurinha carimbada da Vila. Lembra o nome dele? Altino

sábado, 23 de agosto de 2008

Minha Gratidão

De todo o meu coração, quero prestar minha gratidão ao Eterno, a vida dos fotógrafos profissionais, ou amadores, que nun clique, eternizaram momentos interessantes, preservando dessa maneira a Memória Histórica Fotográfica. Agradeço também, àqueles que têm contribuido com o meu trabalho, cedendo suas fotos, pois só meu acervo, junto com o do meu pai, não seriam suficientes. Muito obrigado.

Vila Albertina Futebol Clube

O campo ficava na área, onde está a atual, Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Rua maestro Bortolucci. Nesta foto, você encontra entre outros: João Cossignane [terno branco], Mário Papa, Carioca [barbeiro], Afonso, Savério Tassitano [massagista], Donato, Angelo Melara, Antônio Zedra, Agostinho, André G. Teixeira em sua pose consagrada, com a bola na mão, e deitado,...

Vila Albertina Futebol Clube


Procissão

Na frente, no andor está Lidia Cetra e Maria Ap. Gouveia. Atrás, "Mena" Jacino Ramos, filha do "Zé Careca".

Procissão

As procissões, costumavam ter o trajeto seguinte: Saia da Capela, chegava no cruzamento da "Fazendinha", entravam a esquerda, e iam até a "Bica do Grilo", e retornavam; Outras vezes, chegava no conhecido cruzamento, e entravam "a direita, indo até o cruzeiro existente na Vila Marieta - Tremembé. Na frente, a esquerda no andor, está a Mena.

Escolas Reunidas - SABESP


Com uma criança pequena no colo, a Professora Leda.

Escolas Reunidas - SABESP


Escolas Reunidas - SABESP


Escolas Reunidas - SABESP


Natal na Escolas Reunidas - SABESP


sábado, 16 de agosto de 2008

Antiga Residência da Família João da Serra

Fotógrafo: A. Nunes Cordeiro, março de 2005. Esta casa foi construida com tijolos da Olaraia MF, de matias Ferreira, juntamente com outras na mesma pequena chácara que houve alí. Fazia parte do complexo da Fazenda Santa Maria. Estava situada na Av. Sen. José Ermírio de Moraes,1518. Foi demolida em 2oo6.