sábado, 11 de outubro de 2008

Antiga Residência da Família Garcia

Fotógrafo: A. Nunes Cordeiro - 2005.
Residí ao lado desta casa de janeiro de 1958 à 1971, numa casa alugada de Maria, filha do casal Garcia.
Ficou descaracterizada, pois as telhas eram francesas, o jardim bem cuidado por Dona Aurélia, era de um tamanho razoável, pois ia até onde voce vê a sargeta, com um muro bem baixo, com caibros aplicados ao mesmo na horizontal, e pintados de verde.
Com a colocação das guias e sargetas, e feito o alinhamento da rua, perdeu-se o jardim, que tinha uma flor branca plantada, que chamava a atenção.

Na área da casa, o Mané Padeiro, [ainda morador da Vila], colocava o pão e o leite logo cedo, pois não havia padaria próximo, pois só em 1961, o Sr. Flávio H. Frutuoso inaugurou sua primeira padaria, a Padaria e Confeitaria Nova Morávia - hoje, Lar do Parque Petrópolis.

As famílias mais pobres, no caso da minha, compravam pão um dia sim oito não, ou seja, só quando era possivel; tinha que usar farinha de milho, de mandioca, batata doce, mandioca,..

Acredite; havia roubo de pão na área desta casa, e com certeza, não seria a unica a sofrer este dano.

As quinta-feira, Dona Aurélia já idosa, ao chegar da feira, eu a ajudava a colocar as compras dentro da casa, e apreciava na sua janela, uma pequena plantação de cenoura, com palitos enfiados, e colocados no vitraux.

Enfim, minha família criou forte laço com a Família Garcia, e que perdura até hoje.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito obrigado e parabéns por esse blog. Sou bisneto de Francisco e Aurélia Garcia, neto da Iracema Garcia. Atualmente resido nessa casa ao lado, no 809. Suas postagens são valiosas para a memória do bairro e das famílias que o construíram por tantos anos. Hoje tenho quase 30 anos e suas fotos mais recentes reavivam muitas lembranças, as antigas fotos são uma descoberta. Hoje o bairro está enorme, muitas pessoas não se conhecem mais, poucas pessoas se falam... Grande abraço e muita saúde!