terça-feira, 11 de agosto de 2009

Serra da Cantareira

CantareiraNome Famoso Que Virou Moda

Desde meus 4 anos de idade, do quintal da pequeníssima chácara onde me criei na Rua Vieira de Melo, [antiga Rua 7] e depois para outra casa bem próxima, tenho passado esses anos todos, apreciando a Serra da Cantareira, onde a subi pela primeira vez, juntamente com outras crianças, acredito que aos 6 anos de idade, numa Rural Willis azul de capota preta, do vizinho José Bueno da Silveira, em saudosa memória.
Para mim é impossível viver sem aquele verde tão lindo e exuberante, hoje nem tanto, devido aos desmatamentos “autorizados por Lei”, e os irregulares e criminosos, que a cada ano, testemunhamos, e os órgãos ambientais impotentes, ou são insuficientes para coibirem tais abusos.

No início dos anos 90, quando morei por um periodo no início da Serra da Cantareira, e vizinho que era do amigo de longos anos, Dr. Jurandir Alves Gomes da Cunha, renomado engenheiro civil, Tradutor, lapidador de pedras semi e preciosos, lider destacado na Convenção Batista Brasileira e Convenção Batista do Estado de São Paulo, entre outros, fui levado pelo mesmo até um trecho da Fazenda Santa Maria, onde me mostrou onde passaria o Anel Viário de São Paulo.
Fiquei de certa forma preocupado com a agressão ao meio ambiente, que adviria daquele projeto, pois haveria invasão de áreas, acidente com caminhões que poderiam derramar produtos nocivos, afetando assim todo o eco-sistema, inclusive por ser uma área de manaciais da SABESP.
Ocorre que alguns anos depois, estava a participar de reuniãos no Conselho Comunitário Tremembé-Jaçanã, quando entre os assuntos na pauta da Ordem do Dia, estava novamente o assunto Anel Viário, quando dei meu voto contra tal projeto, mesmo sabendo do progresso que traria, em detrimento da qualidade de vida.

Cantareira. Este nome foi dado a maior floresta nativa urbana do mundo, rua do centro velho da nossa cidade, à grande avenida que começa no alto de Santana indo até o Jardim Ibiratiba, onde junta-se à Av. Sen. José Ermírio de Moraes, ao primeiro transporte público movido a carvão, de nossa região, o Tramway da Cantareira, [onde juntamente com a Professora Valdete Cortez, e os alunos da Escola SESI, demos o passeio de despedida do mesmo, pois encerrou suas atividades em 14 de junho de 1964], a títulos de livros, revistas, e jornais editados, a sites, comércio, industria, a uma localidade chamada Vila Cantaros, salvo engano faltando aplicar ainda como grife de roupas, e outros acessórios.

Cantareira vem do nome Cântaro, recipiente de barro usado para armazenar água.
Podemos dizer então que Cantareira é o local ou a prateleira, onde se guardavam ou armazenavam os Cântaros, uma Cantareira.
Foi batizada com esse nome, pelos tropeiros que por ali passavam nos séculos XVI e XVII, vindos de Minas Gerais, com o gado que iriam comercializar em São Paulo.

A Serra da Cantareira se distribui por cinco municípios do Estado de São Paulo: Cidade de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, e Franco da Rocha.
Foi uma fazenda de produção de chá e café, e pertenceu a Companhia de Jesus que chegou no Brasil a partir de 1549, sendo que até 1604 aconteceram 28 expedições missionárias, tendo fundado o primeiro núcleo jesuítico na Bahia, foi desapropriada para reflorestamento, pelo governo do Estado de São Paulo, e tombada pela UNESCO e 1994. Atualmente conta com uma área de 7,9 milhões de hectares, dos quais 79 milhões de metros quadrados são de Mata Atlântica nativa,

Esse fantástico complexo florestal turístico da Cantareira é enorme, e por decreto estadual foi criado em 1963 o Parque Estadual Turístico da Cantareira, que recebe permanentemente, cuidados especiais do governo do Estado, tornando-se uma Unidade de Proteção Integral.

Na Serra da Cantareira você encontrará muitos locais para o lazer, e diversão: restaurantes, três trilhas que estão que estão entre as mais bonitas de São Paulo: a da Figueira, com 700 metros; a Pedra Grande, com 7 quilômetros; e a da Bica, com 1,5 mil metros; trilhas para jipeiros, motocross e bicicross; o Parque Estadual Alberto Lofgren – Horto Florestal, com 174 alqueires, onde você encontra uma rica flora e fauna, o Palácio de Verão do Governo do Estado, o Museu Florestal Octavio Vecchi, a sede da Polícia Florestal, playground, onde sofri meu primeiro acidente, pista de Cooper, equipamentos de ginástica, bicas com água potável, lagos, Núcleo do Engordador; Parque Estadual da Cantareira; Mirante da Pedra Grande;... ; Muitas nascentes, riachos, a Represa da SABESP, e muitas outras coisas interessantes, que não ficarão imunes aos olhos investigativos, de um amante da natureza.

V E R D EVIVO
ETERNAMENTE
RODEADA
DE
EXTERMINADORES

“Temos muito do que nos orgulhar da Serra da Cantareira, o pulmão verde de nossa cidade”.

Nunes Cordeiro

4 comentários:

Cachorro Louco disse...

Nunes : E lamentável o que ocorreu nas últimas décadas com a "nossa" querida serra ,que quase foi devassada por pessoas inescrupulosas querendo se livrar da poluição de São Paulo ,abrindo loteamentos clandestinos e afastando os animais e passaros que conviviam com os poucos moradores antigos .Abraços

Anônimo disse...

Nunes: mais um belo texto!
Com certeza, poucas pessoas sabem da origem do nome Cantareira:
Prateleira de cântaros!
Parabéns pela definição.
Abraços. Flávio Prehl Jr

Unknown disse...

Eu aprecio saber a historia desse lindo lugar e voce, como sempre, soube descrever com riqueza de detalhes que faz as imagens vivas na minha mente! Parabens!

André Walker disse...

O trabalho do senhor é fantástico! Sou morador do Jardim Tremembé, desde que nasci, há 22 anos, e meu avô há 40. Sou um apaixonado pela história deste lugar e admiro muito iniciativas como a do senhor! Meus parabéns!