sexta-feira, 22 de maio de 2009

Os Mutantes e Outros Famosos da Cantareira e Tremembé

Reprodução da Capa do Disco de,
Os Mutantes - 1968.


   Os Mutantes e Outros Famosos

A anos, tenho um slogam comigo:
"A Avenida Senador José Ermírio de Moraes é a Vitrine do Bairro".
Sabe porque?
É nela que está o comércio principal do bairro; onde todos praticamente tem que passar e frequentar; é lá também que transitam, os moradores da Vila e principalmente os da Serra da Cantareira - Mairiporã - SP; sejam eles anônimos ou famosos.
Eu que trabalhei desde "miudo" naquela Avenida, e podia ver do balcão da SAPATARIA NUNES, naquela época, de propriedade de meu pai, João Nunes Cordeiro - 90, todos descendo ou subindo a famosa e querida Serra da Cantareira.
Vários artistas desfilavam e outros ainda o fazem por aquela Avenida, basta citar Antônio Marcos e Vanuza com os filhos Areta e Amanda, Renato Teixeira, Almir Sater, Almir Guineto, Gigi [tinha um programa infantil na TV Cultura], Cel Fernão Guedes [Ex-Diretor da Casa de Detenção] Cel Francisco Zeckmann [Comandante do CPAM3], Stênio Garcia, Rodolfo Martensen [primeiro publicitário do Brasil], Gioia Jr, [poeta, advogado, político, radialista, apresentador de programa de tv,...], Ronye Von, Elis Regina, César Camargo Mariano, Maria Rita e seus irmãos, Cristian, Apresentadores do Bozo - Patati Patatá, David Miranda, Dr. Jurandyr Cunha [Engenheiro Civil de grande projeção], Sergio Reis, Zé Béttio, Ayrton Sena, Bruno Sena, Douglas [dono da Pneus Douglas], Jane e Erondí, Paloma Bernardi, Silvia Menabó, Marisa Horth, Mara Maravilha, Khalil, Samuel [Ator do filme Menino Maluquinho do Ziraldo], jogadores Raí e Leonardo, Márcio Werneck Muniz, Oberdam Lima [Ator, Jornalista,..] esta é só uma pequena mostra dos famosos.
Os Mutantes, banda de rock psicodélico que começou no final da Década de 60, tendo como componentes Arnaldo Batista [baixo, teclado, vocal], Sérgio Dias [guitarrista, baixo, vocal], e Rita Lee [vocal]. Também fizeram parte da banda Liminha [baixista], e Dinho Leme [baixista].
Semanalmente, em suas idas e vindas, iam participar dos ensaios, na Serra da Cantareira, onde residia Rita Lee, um dos componentes da banda.
Passavam na Avenida, a bordo de um belo Buggy, sem capota, grandes rodas, que chamava à atenção de todos, que até paravam por um instante, pois era o único veículo daquele tipo que passava naquela ocasião, e ainda apertados, pois traziam consigo seus instrumentos musicais, e tinha-se a impressão que poderiam cair do mesmo.
A reação dos transeuntes ao vê-los passar, eram as mais diversas; mas a mais comum era se ouvir: "São um Bando de Loucos", e uma outra que não devemos citar.
Rita Lee, [descendente do famoso General do Exército Americano, Robert E. Lee, membro de igreja batista, que teve grande destaque na Guerra de Secessão, [guerra civil], quando muitos americanos, também batistas, vieram para a cidade de Santa Bárbara do Oeste - SP, onde organizaram a Primeira Igreja Batista do Brasil] que se tornou estrela de brilho próprio, iniciando depois sua carreira sólo; também era vista por nós, passando com certa frequêcia na "Vitrine do Bairrro".
Rita Lee, até há alguns anos atrás residiu numa casa de grandes dimensões na Serra da Cantareira, onde por muitas vezes, levei visitantes que vinham a minha casa , a conhecerem aquele belo e explendoroso local.
Saudades enfim, de uma época que não volta jamais.

                                                                                                                        A. Nunes Cordeiro

sábado, 16 de maio de 2009

Família Marciano - Uma Bela Família

Foto de Fevereiro de 1961.
A tradicional Família Marciano, com o animal de estimação, mas sem o Marcos.
Em nosso bairro, residiram primeiro na Parada 7 do Tramway da Cantareira, após foi residir na antiga Rua 23, atual Rua Marciano, [em homengem ao seu nome]travessa da Av. Sen. José Ermírio de Moraes, e por fim, na Av. Sen. José Ermírio de moraes, 532.
O Sr. Franciso Fortes Marciano, trabalhou na antiga Companhia de Águas e Esgottos de São Paulo, e após sua aposentadoria foi trabalhar na Fonte Gioconda, na Av. Nova Cantareira.
Foi uma figura marcante na Vila Albertina/Tremembé, com sua atuação na SAVAJ - Sociedade Amigos de Vila Albertina e Junção , onde juntamente com o Professor Miguel Costa Filho, Armando Cetra, Ulisses Abranches, Mário Papa, João Nunes Cordeiro, e outros, reinvindicavam melhorias junto ao Poder Público, para a nossa região.
Devido sua atuação na SAVAJ, seu nome era mencionado constantemente no Jornal O Grito.
São pessoas assim, da extirpe do Sr. Marciano, que passam pos nossas vidas e na Comunidade, e se vão, deixando uma grande lacuna.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Time de Futebol da Empresa Maggion

O time da Maggion, está em um dos diversos campos, que havia no Parque Anhembí.
No time está o Heraldo Marciano.

Escola Arnaldo Barreto


Turma de 1960.
Na ultima fila, o segundo, da direita para a esquerda, é o Heraldo, membro da tradicional Família Marciano, em Vila Albertina/Tremembé.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Família Marinheiro


O velho Marinheiro era de origem portuguesa, nesta foto esta a segunda geração da Família Marinheiro, na residência da Vivi Marinheiro, na cidade de Santos - SP.

Fernanda e Beatriz Marinheiro

Filhas de Filomena Marinheiro.
Em Santos, na casa da Vivi Marinheiro.

Beatriz Felipe Fernanda Marinheiro

Filhos de Filomena Marinheiro.
Em Santos, na residência da Vivi Marinheiro.

Felipe Marinheiro

Felipe é filho de Filomena Marinheiro.

Beatriz Felipe Fernada Marinheiro

Filhos de Filomena Marinheiro.

Beatriz Marinheiro

A Beatriz é a terceira geração do velho Marinheiro. Beatriz é filha de Filomena Marinheiro. Foto 2004.